domingo, 11 de abril de 2010

Minhas impressões sobre a peça "Gorda"

Ontem fui assistir à peça "Gorda", em cartaz no Procópio Ferreira, já havia comentado sobre ela aqui. Gostei bastante dos atores - especialmente do casal principal - e do enredo, que basicamente mostra o preconceito que Helena, a protagonista (Fabiana Karla, do "Zorra Total"), sofre por parte dos "amigos" de seu novo namorado (Tony, interpretado por Michel Berkovitch) por ser gorda. Para não cair na tentação de contar o final da história - o mocinho fica ou não com ela?! -, limito-me a dizer: como é difícil manter nossas convicções num mundo em que estamos tão deseperadamente ansiosos para sermos aceitos! Enfim, mas duas coisas em especial me chamaram a atenção na peça:
1. foi super interessante perceber algo que a ciência e a prática clínica já comprovam: as razões pelas quais os "amigos" de Tony (Caco e Joana) zombavam da protagonista tinham a ver com suas prórpias experiências negativas em relação à obesidade, não tinham nada a ver com o simples fato dela ser gorda! Ou seja, o problema estava neles, e não nela! Exemplificando: Caco criticou seu amigo por estar saindo com Helena por conta de sua própria mãe ter sido gorda a vida toda, e ele sentir vergonha dela; Joana usou dos mais variados insultos para se referir à protagonista porque Tony era seu ex-namorado e a havia trocado por outra mulher.
2. me incomodou um pouco ver a reação das pessoas diante das piadas e expressões horrendas usadas para se referir à protagonista ao longo da peça: gargalhadas escancaradas e nervosas. Claro, é mais fácil rir ao ver seus próprios preconceitos claramente retratados do que admitir a si mesmo que a conduta está claramente inadequada. Quantas vezes, para esconder o nervosismo, não rimos como se tudo estivesse bem? Duvido que se a peça retratasse o preconceito contra um negro, por exemplo - algo que já é assumidamente condenado pela sociedade -, a platéia riria tanto quanto riu ontem à noite; acho que, ao contrário, eles se sentiriam perplexos e sem graça.
Sugiro a todos que assistam ao espetáculo e depois me contem aqui suas próprias impressões!

2 comentários:

  1. Adoro ler seu blog! Vc escreve muito bem!
    Beijos!
    Luizinho

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Nem tava sabendo dessa peça, preciso MUITO assistir! Rs

    Ai comento de novo, Beijo Carol

    Will

    ResponderExcluir