É comum hoje em dia ver pessoas tomando antidepressivos (como a fluoxetina) na tentativa de perder peso. Entretanto, alguns profissionais e pacientes têm percebido algo que já é alvo de estudos: o uso de diferentes classes de antidepressivos (incluindo os inibidores seletivos de recaptação de serotonina, como a fluoxetina) podem promover ganho de peso a médio e longo prazo.
As duas principais razões para isso são alterações metabólicas e também aumento de apetite, como um "efeito colateral" da melhora do quadro depressivo. Afinal, é muito comum que pessoas deprimidas se tornem inapetentes e não sintam prazer com nada, inclusive com a comida.
Importante ressaltar que, por enquanto, nenhuma medicação (incluindo as drogas normalmente prescritas para perda de peso) foi aprovada para ser usada no controle do ganho de peso promovido por medicações psiquiátricas. Além disso, trocar de remédio e usar outros tipos de drogas em combinação com os antidepressivos sem aconselhamento médico pode ser perigoso.
Se você começou a usar antidepressivo, ganhou peso, está se alimentando bem e se exercitando regularmente e mesmo assim não conseguiu retomar o peso anterior, pense no quadro como um todo: melhor controlar os sintomas da depressão e viver uma vida mais plena (mesmo que com um peso maior do que o desejado) do que ficar mais magro e infeliz. Pelo menos eu penso dessa forma...
PS: esse ano não escrevi nada sobre como aproveitar as festas de natal e ano-novo pois gostei muito do meu post do ano passado, que vocês podem ler aqui. Fora isso, boas festas a todos!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário