Um estudo prospectivo fresquinho, publicado no JAMA por epidemiologistas da Universidade de Pittsburgh, EUA, verificou que a prevalência de alcoolismo aumentou de 7,6% para 9,6% após a cirurgia bariátrica. O estudo acompanhou 1.945 pacientes de 10 centros hospitalares distintos durante o primeiro ano pós-cirúrgico.
Outro achado relevante é que aqueles que passaram pela técnica do bypass gástrico em Y-de-Roux (técnica bastante comum aqui no Brasil) apresentaram risco duas vezes maior de desenvolver alcoolismo do que aqueles que utilizaram a técnica da banda gástrica. Ou seja, os autores encontraram que essa técnica cirúrgica é um forte preditor independente para abuso de álcool.
O autor principal sugere a hipótese de que as mudanças no metabolismo do álcool após a cirurgia poderiam favorecer o início de quadros de abuso (os pacientes atingem picos mais altos de álcool no sangue e de forma mais rápida).
O link do estudo está aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
é muito importante o que você faz mostrando este lado da cirurgia bariátrica que poucos conhecem. Na TV vemos os documentários mostrando o ANTES e o DEPOIS. Vemos mulheres e homens que eram obesos ficarem praticamente TOP MODELS depois da cirurgia, mas poucas pessoas sabem dos riscos que estes pacientes correm e dos cuidados especiais que eles precisam ter pelo resto de suas vidas. Eu gosto muito do seu blog, muito informativo e sempre com assuntos interessantes.
ResponderExcluirObrigada Anna Williams!
ExcluirConcordo com a Anna.
ResponderExcluirSomente mostra o antes e depois, os riscos esses são ignorados por muitos!
Conheci seu blog atráves da Anna, falou dele no blog dela. Desde então venho acompanhando, e como ela disse seus post são bastantes informativos e interessantes para muitos!
Abraços!