quinta-feira, 24 de junho de 2010

Exercício consciente ("mindful exercise")

Atualmente, todos sabemos que as principais razões que nos motivam a praticar atividade física são o culto à estética e a preocupação com a saúde. Em meio a tanto alarde e informação sobre como queimar mais gordura, como modelar mais rapidamente os músculos e como melhorar a saúde cardiovascular, acabamos nos esquecendo do prazer e bem-estar que sentíamos quando criança ao brincarmos de pega-pega e esconde-esconde. Sem precisar contar calorias, ou usar um relógio para monitorar a pulsação, ou um tênis anti-impacto. Na tentativa de resgatar a prática de atividade física como fonte de prazer e nos fazer prestar mais atenção ao que nossos corpos nos dizem, criou-se o termo "mindful exercise", isso é, exercício consciente. Um exercício consciente é aquele que:

1. É usado para energizar o corpo, e não para exauri-lo ou depletá-lo;
2. Serve para aumentar a coordenação e a conectividade entre corpo e mente;
3. Alivia o estresse mental e físico, não contribuindo para aumentá-lo;
4. Proporciona prazer, não dor, e não funciona como punição (comi demais, então...)

Se você é daqueles que precisa fazer um enorme esforço para sair de casa e ir até a academia que fica ao lado de casa, ou se entra numa aula de spinning não vendo a hora dela acabar, reavalie se você realmente gosta da atividade física na qual está se engajando. E pense nas quatro condições acima. Seu corpo irá agradecer. Você também.

Um comentário:

  1. Carol, que legal!!! É o que estou procurando, um lugar aonde eu possa fazer esporte só por fazer, para me divertir e me sentir bem, mas tá tão difícil encontrar um lugar assim...Se vc é adulto e mulher, o que lhe resta são academias de ginástica e talvez um lugar para dançar, mas se seu negócio são esportes coletivos, esquece!!!

    bjs, malu

    ResponderExcluir