domingo, 22 de maio de 2011

Impacto da perda de peso no weight bias

Um trabalho publicado em março avaliou o impacto dos diferentes métodos de perda de peso no weight bias (preconceito da obesidade), já que estudos prévios revelaram que saber sobre a perda de peso de um indivíduo pode na verdade aumentar as impressões negativas a seu respeito.
O estudo foi conduzido da seguinte forma: setenta e três voluntários viram inicialmente uma imagem de uma mulher obesa ou magra (grupo controle) e indicaram suas percepções a respeito da personalidade desta mulher e do seu comportamento (ex: quantas vezes por semana ela se exercita). Num segundo momento, os voluntários viram uma nova imagem da mulher após a perda de peso, e foram informados que ela havia perdido peso por meio de dieta e exercício ou por meio de cirurgia bariátrica. Novamente, os voluntários indicaram suas impressões a respeito da mulher.
Os resultados mostraram que, independentemente da estratégia utilizada no emagrecimento, as mulheres magras foram avaliadas como sendo mais saudáveis e competentes. Foram vistas como menos preguiçosas somente aquelas que haviam perdido peso por meio de dieta e exercício, e não por meio da cirurgia.
Ou seja: o emagrecimento por si só não foi capaz de eliminar a existência do weight bias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário