segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cirurgia bariátrica não reduz mortalidade em homens obesos mais velhos

Um estudo americano multicêntrico muito bem conduzido avaliou a mortalidade de pacientes obesos de alto risco após a realização de cirurgia bariátrica, comparando com indivíduos controle. Os pacientes cirúrgicos (n=850; idade média=49,5 anos; IMC médio=47,40kg/m2) e o grupo controle (n=41.244; idade média=54,7 anos; IMC médio=42,00kg/m2) foram acompanhados por um período de 6,7 anos. Os resultados encontraram que, ao parear os pacientes cirúrgicos com os pacientes controle, não houve diferença na mortalidade entre os dois grupos. Uma das justificativas dos autores para este achado surpreendente é o fato da população estudada ser composta por homens mais velhos, ao contrário de outros estudos, que estudaram predominantemente mulheres mais novas.
O estudo “Survival among high risk patients after bariatric surgery” foi publicado na edição de junho deste ano do Journal of the American Medical Association, posso mandar por email a quem tiver interesse.

2 comentários:

  1. Oi Ana! Quanto tempo que não apareço aqui!
    Aproveitando o tema da cirurgia bariátrica, você leu alguma coisa sobre a redução da glicemia em paciente diabéticos que fazem bariátrica? Um professor que me deu aula na faculdade comentou certa vez sobre estudos a respeito disso, acreditando que possa ser uma cirurgia pra reverter quadros de DM tipo II. Achei interessante. Perigoso, mas interessante...

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Posso adiantar dados de um trabalho feito aqui no Brasil, onde 68 % dos pacientes voltaram a obesidade II ou III, após 10 anos de cirurgia, mas a glicemia se apresentou boa, ou seja, curou a DM, mesmo com os pacientes pessados.

    Quando ele for publicado te mando - comasempressa.

    ResponderExcluir