domingo, 11 de setembro de 2011

Estudo polêmico sobre os "Vigilantes do Peso": algumas considerações

Um estudo polêmico publicado recentemente na revista científica "The Lancet" comparou a eficácia de um programa comercial de perda de peso ("Vigilantes do Peso" ou "Weight Watchers", como é chamado no exterior) com o que os pesquisadores chamaram de "tratamento convencional da obesidade" (ou seja, tratamento com um profissional de saúde apenas). Os resultados do estudo, que acompanhou durante um ano 772 participantes com sobrepeso e obesidade, verificou que aqueles que participaram do programa dos Vigilantes perderam duas vezes mais peso que os voluntários em "tratamento convencional". Além disso, os participantes do primeiro grupo reduziram de forma mais acentuada sua circunferência de cintura.
Antes de me "animar" com estes resultados, que estão sendo amplamente divulgados pela mídia, li a pesquisa completa e tenho algumas considerações:

1. O estudo teve duração de um ano, o que é muito pouco em estudos científicos. Quem garante que depois desse período os pacientes continuaram perdendo peso ou mesmo que eles mantiveram o peso perdido?
2. Foram analisados também exames bioquímicos no início e no final do estudo (insulina, glicose, HDL, LDL, colesterol total e hemoglobina glicada), e somente um dos resultados (insulina) apresentou diferença significativa favorável ao grupo dos Vigilantes.
3. No grupo "tratamento convencional", os voluntários passaram somente com um profissional de saúde, acredito eu que médico (eles não especificaram no estudo!). Já é sabido que qualquer tratamento sério para perda de peso deve ser multiprofissional, contando com médico, nutricionista, educador físico, psicólogo...
4. Bomba final: o estudo foi financiado pelos Vigilantes do Peso!!! (possível conflito de interesses?!)

Para terminar, deixo minha "alfinetada" a esse tipo de programa: tem certeza que você quer deixar de comer alimentos para comer pontos?! Porque de fato é isso que acontece...

Um comentário:

  1. Olá, passando aqui linda, amei seus posts e já passei muito por dietas más feitas e má alimentação e por isso eu sofria muito e prejudicava minha saude. *-*, estou te seguindo, visita meu cantinho também :
    http://reverseobrlife.blogspot.com/

    ResponderExcluir