quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia Mundial do Diabetes: 5 dicas interessantes para quem tem diabetes


Dia 14/11 foi o Dia Mundial do Diabetes, e aconteceram várias atividades no mundo todo visando detectar novos casos e educar os pacientes que já convivem com a doença. Em homenagem à minha amiga nutricionista Nathália Besenbruch, que tem diabetes desde bebê, queria deixar minha contribuição à data (tudo bem, já passou, mas o que vale é a intenção!): são 5 dicas de como conviver melhor com a doença. Vamos lá!

1. Conheça o seu corpo: o diagnóstico de diabetes, apesar de sua conotação negativa, pode ser encarado com uma oportunidade única de conhecer o próprio corpo e entender melhor como ele funciona. Ouvir outras pessoas com diabetes é interessante, mas não assuma que você terá as mesmas reações/sintomas que ela. Cada corpo é único, aprenda com o seu.

2. Mexa o seu corpo: já se sabe que a prática regular de atividade física ajuda no controle do diabetes, além de todos os outros benefícios que uma atividade prazerosa traz. Mais uma oportunidade única de conhecer os limites do seu corpo e saber o que ele pode fazer por você! Preste atenção aos sinais do seu corpo durante o exercício e nunca o faça em jejum, já que pode gerar hipoglicemia. E se a glicemia estiver muito alta (>200mg/dL), faça atividade leve e monitore a glicemia antes, durante e após. Não esqueça de se hidratar!

3. Reduza o seu nível de estresse: o estresse aumenta a secreção do hormônio cortisol, que gera hiperglicemia e resistência à ação da insulina (hormônio que permite o transporte da glicose para dentro das células). Ou seja, o estresse piora o controle do diabetes! Medite, respire fundo e pense positivo.

4. Respeite e ame o seu corpo: muitos pacientes com diabetes podem eventualmente sentir raiva de seu corpo, e se engajar em pensamentos do tipo "por que comigo?". A partir do momento que respeitamos e honramos nossos corpos, estamos automaticamente melhorando nosso auto-cuidado. Afinal, como dizia Caetano Veloso, "qaundo a gente gosta, é claro que a gente cuida".

5. Encontre profissionais que você goste e confie: o tratamento do diabetes, assim como de qualquer doença crônica, é multiprofissional. Encontre profissionais capacitados em diabetes, que você goste e confie. Assim, a comunicação e o tratamento se tornam mais fáceis.

Um comentário:

  1. Ahhh Brigada Cazinha por ter lembrado de mim!
    (A título de curiosidade para o pessoal: A cor do dia mundial do diabetes é o azul).
    Ps. Muita saúde a todos que perseveram nesta caminhada.
    Desculpa, a demora em responder mas ainda estou em inclusão digital, rsrs. Fiquei muito feliz de você ter lembrado. Ps. Saudade da minha companheira de viajens. bjão (Nathalia Bese)

    ResponderExcluir