sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ponto negativo para a Disney

Além de contribuir com a perpetuação de alguns estereótipos de etnia, sexo, idade e, é claro, de peso e beleza, a Disney agora ultrapassou os limites do bom senso: sua mais nova atração no parque Epcot Center, "Habit Heroes", demonstra uma completa ignorância a respeito dos fatores causadores e mantenedores da obesidade infatil.
Nesta atração, que ocupa um espaço de 4.700m², as crianças seguem um personagem "bom" chamado "Will Power" ("Força de Vontade") e lutam junto com ele contra os personagens "maus" representados abaixo: "The Glutton" ("que come demais e muito rápido"), "Snacker" ("que come muitas comidas processadas e cheias de gordura") e "Lead Bottom" ("que não faz exercício suficiente").







O jogo inclui atirar brócolis em cachorros quentes voadores e dançar para vencer o personagem obeso...



Além de incentivar a classificação dos alimentos como "bons" ou "maus", que por sinal é um fator de risco para o início de dietas precoces e transtornos alimentares, a atração estigmatiza ainda mais as crianças e indivíduos obesos e propaga a visão reducionista da obesidade: basta comer menos e fazer mais exercício e inevitavelmente você vai emagrecer. Quem trabalha com isso de forma séria sabe que não é bem por aí.
Como diz o ditado: de boas intenções, o inferno está cheio...

2 comentários:

  1. Nao acho q devemos estigmatizar! A Disney ja participou de projetos de educacao alimentar em escolas americanas, mas ao mesmo tempo suas opcoes alimentares sao tetricas ! Falta orientacao coerente mas aparentemente ha boa vontade

    ResponderExcluir
  2. Sim doutor Mauro, concordo que faltou orientação. Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir