terça-feira, 6 de março de 2012

Arrepio do dia: dieta enteral cetogênica



Apesar do calor que tem feito em São Paulo ultimamente, não pude deixar de sentir um forte arrepio essa manhã. E o pior é saber que algumas coisas estão mais próximas de nós do que imaginamos...
Explico: a nova moda no Reino Unido, que tem se espalhado rapidamente para outros países e que inclusive é defendida por alguns profissionais de saúde, é a chamada "dieta KEN" ("dieta enteral cetogênica"). Ela consiste na colocação de uma sonda nasogástrica que vai administrar uma dieta cetogênica por dez dias.
Ou seja: durante dez dias, a pessoa vai se alimentar exclusivamente por um tubo plástico que vai do nariz até o estômago (OK, ela poderá também tomar água, café e chás, tudo sem açúcar ou adoçante), e a dieta que será ofertada é rica em proteínas e pobre em carboidratos, induzindo em nosso corpo uma condição chamada cetoacidose metabólica. Sem carboidratos, a pessoa passa a produzir substâncias chamadas corpos cetônicos, que deixam nosso sangue mais ácido (acidose metabólica) e causam danos a diversos órgãos de nosso corpo.
Como se não bastasse o fato absurdo de algumas pessoas toparem se submeter a uma situação que só é vivida por pessoas muito doentes e (normalmente) hospitalizadas, os profissionais que defendem essa dieta colocam que são necessários vários ciclos de dez dias com a sonda!!!
Isso é chocante... Um completo descaso com o papel social e psicológico da alimentação, além do fato dessa dieta ser nutricionalmente inadequada, excluindo vários nutrientes vitais como as fibras e os carboidratos... Além disso, ela promove uma perda de peso bastante expressiva em curto prazo, fazendo inevitalvelmente com que os pacientes reganhem todo o peso depois, senão mais...
Para fechar, coloco o depoimento de um médico inglês que está trabalhando com esta dieta: "A bomba (aparelho responsável por administrar a dieta no tubo) é muito leve e silenciosa... Os pacientes me dizem que as pessoas os ajudam a carregar a bolsa com a bomba - elas pensam que eles têm câncer e que estão sob tratamento médico".
Sem mais.

5 comentários:

  1. Preocupante esta notícia! Espero que isso não chegue ao Brasil. Precisamos fazer uso do nosso senso crítico mesmo quando a opinião vem de um profissional. Me assusta pensar em um médico indicando esta dieta.

    ResponderExcluir
  2. Carol, mais um post brilhante. É difícil comentar uma notícia assim, mas espero que o bom senso dos profissionais da saúde fale mais alto e que essa moda acabe rápido!
    Um beijo, Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma questão que ultrapassa o bom senso, se trata de uma questão ética! Infelizmente quando se o assunto é "perda de peso" as pessoas e os profissionais são capazes de coisas cada vez mais absurdas... E o pior: sem nenhum tipo de censura ou punição.

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu, e da terra também; onde está a preocupação com a felicidade!
    Isto não pode ser coisa de quem está bem, nem o paciente e tão pouco o profissionalde saúde!!!!!!!!!

    Daniel Bilk Costa

    ResponderExcluir
  5. Aff... em vez de aprender a comer direito as pessoas preferem fazer isso com o próprio corpo?
    Não vale a pena tamanha agressão... sei lá, eu acredito que um dia o corpo vai cobrar por isso... o melhor é aprender como comer direito pra vida toda.

    ResponderExcluir