quinta-feira, 26 de julho de 2012

"O noivo é a nova noiva"


O título refere-se a uma colocação feita pela americana Penny Glazier ao jornal "The New York Times", referindo-se ao fato de que agora os noivos também estão sofrendo em busca de um ideal esbelto para entrar na passarela - opa, desculpem-me, no altar.

As técnicas danosas (tanto física quanto psiquicamente) às quais as noivas se submetem antes do casamento para emagrecerem e estarem "perfeitas" no grande dia já foram abordadas neste post. O alvo da vez agora é o noivo. A reportagem do jornal americano mostra que os futuros esposos estão se engajando mais ativamente em dietas extremas e procedimentos cirúrgicos e estéticos para "saírem bem nas fotos". Alguns salões de beleza nos EUA já oferecem inclusive o "dia do noivo", que pelo visto não demora a chegar no Brasil.

Mais preocupante ainda é o dado da reportagem de que alguns casais já estão inclusive "competindo" sobre quem conquista os "melhores resultados", ou seja, quem emagrece mais, quem está se cuidando mais, criando um foco adicional de tensão (desnecessário, na minha opinião) antes da cerimônia.

Pode ser um questionamento filosófico da minha parte, mas é impressão minha ou o casamento está se tornando mais um "show", um momento voltado para os outros e não para o próprio casal? Para mim, o casamento deveria representar a aproximação íntima de duas pessoas que se gostam do jeito que são, e não o afastamento mútuo e a busca por aquilo que o outro não é...

Um comentário:

  1. Carol, não é filosofia sua... realmente a concepção de casamento hoje, na nossa linda e "maravilhosa" sociedade, estar totalmente distorcida assim a busca do corpo ideal!

    Infezlesmente, a busca dessa "competição" vai tirando o que realmente é a idea de um casamento.

    Abraços!

    ResponderExcluir