domingo, 5 de agosto de 2012

O que podemos aprender com os atletas olímpicos


Nesta última semana, tive o privilégio de acompanhar diversas competições dos Jogos Olímpicos de 2012*, nos mais diferentes esportes.

O que mais me chamou atenção foi a constante superação humana ilustrada pelos atletas: um biamputado competindo com atletas "normais"; um nadador que em sua história olímpica conquistou mais medalhas que diversos países da América Latina juntos; uma nadadora chamada de "gorda" pela imprensa, mas que ainda assim classificou-se com o quinto melhor tempo do mundo na prova em que competiu. Estamos vivendo numa época de mitos e grandes exemplos.

Mas a lição mais importante que os Jogos Olímpicos vão deixar, na minha opinião, é a vibração e o prazer dos atletas em levarem seus corpos ao extremo, provando que tudo é possível e que o esporte é para todos.

Portanto, ao invés de sucumbir de vez ao sedentarismo neste restinho de Olimpíadas, assistindo às competições sentado no sofá, inspire-se nos altetas e escolha uma atividade física que te pareça agradável, que te traga bem-estar. Teste seus próprios limites e sinta no corpo o prazer de se movimentar, descobrindo que ele pode ser muito mais do que um mero gerador de insatisfação.

*Aos que não estão conseguindo acompanhar as competições, sugiro o blog do meu querido amigo Guilherme Costa, jornalista esportivo da Record que está em Londres cobrindo as Olimpíadas: http://brasilemlondres2012.blogspot.com

Um comentário: