sábado, 1 de setembro de 2012

Dia do nutricionista: reflexões


Ontem, dia 31 de agosto, foi o dia do nutricionista. Fiquei muito feliz com os parabéns recebidos por alguns colegas e pacientes queridos e fiz questão eu mesma de parabenizar alguns profissionais da área que fizeram (e fazem) toda a diferença na minha formação.

Ao mesmo tempo, confesso que pensei bastante na atuação da nossa classe profissional e fiquei um pouco preocupada com o rumo que estamos tomando. Por que será que a comida está sendo cada vez mais deixada de lado? Por que será que nos tornamos tão prescritivos? Como foi que nossa atuação se tornou tão focada em suplementos, cápsulas, gotas, tabletes? Por que estamos insistindo que as pessoas comam chia se elas não estão nem mais comendo arroz e feijão?

Levando em conta tudo isso, gostaria de aproveitar essa data tão oportuna para deixar algumas reflexões aos meus colegas de profissão (atenção: as reflexões abaixo não foram estraídas de nenhum livro ou artigo científico, representam meramente a minha opinião!)

1. Busque alternativas eficazes para promover mudanças de comportamentos duradouras em seus pacientes/clientes, e não apenas algo temporário que não seja viável de ser mantido a longo prazo.


2. Pense na aplicabilidade prática de suas orientações. Se nem você consegue seguir aquilo que propõe (exs: coma doce somente uma vez na semana; tire o glúten da sua vida), talvez seja necessário repensar alguns conceitos.

3. Busque sempre novas alternativas e avalie: será que aquilo que estou fazendo/prescrevendo está funcionando para a maioria dos meus pacientes?

4. Procure ler mais artigos científicos e aprenda a interpretá-los. Não baseie sua atuação com base nos achados de um único estudo.

5. Trate seus pacientes/clientes de forma humana e holística, levando em conta a saúde física e emocional do indivíduo.

6. Não se esqueça o principal motivo pelo qual as pessoas comem: o prazer.

Finalmente, parabéns àqueles que como eu amam a profissão de nutricionista e que procuram ajudar as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida!

6 comentários:

  1. Nossa, meus pensamentos foram bem sintetizados no seu texto, eu sempre fico com essa sensação quando vou à palestras e me deparo com panfletos de marcas investindo fortemente nas cápsulas, fibras, gelatinas...é um comércio muito distante da dietoterapia clássica que aprendemos.
    Gosto muito do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada!!
      Você é nutricionista também? Me passe seu email!
      Um beijo

      Excluir
  2. PERFEITO! Nada mais a declarar, Ana!

    beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Digo para meus alunos que não há nutrição real sem alimento e que cada território disponibiliza os alimentos necessários para a população local. Devemos parar de enfatizar o que é industrializado e alimentos oriundos de outros lugares que se tornam "moda".
    Lembro-me de uma palestra que assisti na década de 80, nos meus primeiros anos do técnico, em que a nutricionista da Febem disse que suas crianças eram saudáveis, pois comiam arroz, feijão, carne, banana e mamão e não precisavam de maçã e outros alimentos caros para a época e que não eram locais.
    Sucesso em sua caminhada e parabéns.
    Elis Cavalcante

    ResponderExcluir
  4. Fantástico!
    Tudo o que penso está aí!
    Adoro seu blog e o trabalho do Genta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. compartilhamos o mesmo pensamento, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir