quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Nova escala avalia influência do comportamento dos pais sobre a alimentação dos filhos


É com muito orgulho que hoje vou escrever sobre os achados da pesquisa desenvolvida e publicada pela minha querida amiga Maria Luiza Petty, nutricionista e gastrônoma, na renomada revista científica Appetite.

A Malu pesquisou a influência que o comportamento dos pais durante as refeições com seus filhos tem sobre o consumo alimentar dessas crianças, que na amostra do estudo tinham entre 6 e 10 anos de idade. Este comportamento dos pais foi avaliado por meio de uma escala que ela traduziu e validou cientificamente, que contém afirmativas do tipo: “você impõe limite de quantos salgadinhos a criança pode comer por dia”; “você come vegetais todos os dias”; “você deixa a criança comer o que ela quiser”. Os pais poderiam responder a cada frase marcando “nunca”, às vezes” e “sempre”.

O estudo encontrou que o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) foi maior entre as meninas e que o consumo de lanches (exs: hambúrgueres, hot dogs) e “comida de cafeteria” (ex: croissants) foi maior entre os meninos. Percebeu-se também que os pais das crianças que comiam mais FLV raramente ofereciam a elas uma refeição diferente daquela consumida pela família, ou seja, não cediam aos “caprichos” dos filhos (ex: “não quer almoçar? Come salgadinho então, já que você gosta...”). Além disso, os pais dessas crianças normalmente disponibilizavam em casa FLV e davam um bom exemplo consumindo esses alimentos. Outro dado interessante é que os pais das crianças que comiam doces com mais frequência restringiam de forma mais rígida a alimentação dos filhos e disponibilizavam comidas com teor reduzido de gordura.

Concluindo, a pesquisa mostra que é importante tornar disponíveis frutas, legumes e verduras, bem como comidas gostosas preparadas com esses alimentos. É necessário também impor limites às crianças, especialmente no que se refere às refeições, sem no entanto restringir de forma rígida o consumo de alimentos como doces, salgadinhos e lanches.

Um comentário:

  1. Papais e mamães do meu Brasil, isto mostra a importância de pelo menos uma refeição diária com os filhotes, apesar da nossa vida profissional de horários por vezes desencontrados!
    Ana Carolina, parabéns por fazer chegar de forma facilmente entendivel, pesquisas como as Maria Luiza Petty!

    Sucesso!
    Daniel Bilk Costa

    ResponderExcluir