quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A volta do carboidrato e a “dieta detox”



E hoje vou falar sobre dois assuntos que me chamaram a atenção (e me incomodaram, diga-se de passagem) nessa semana: a ascensão do carboidrato ao posto de “mocinho” e a tal “dieta detox”.

A crença de que carboidrato à noite faz mal e engorda NUNCA teve comprovação científica, mas perdura até hoje inclusive entre muitos profissionais da saúde. Por isso é comum conversar com pessoas e atender pacientes que restringem carboidrato sem necessidade. E sentem falta dele. E desenvolvem uma relação complicada com a comida por causa disso.

Então eu tento usar argumentos verdadeiramente científicos do porquê precisamos do carboidrato. Muitas vezes não adianta. Daí basta uma revista de grande circulação trazer em sua capa a manchete de que “carboidrato é bom à noite” para muitas pessoas repensarem sua conduta e acharem que AGORA SIM terão saúde, vão emagrecer... Bom, infelizmente é assim mesmo, muitas vezes a mídia acaba tendo maior poder de persuasão do que nós reles profissionais. Mas tudo bem, o que importa para mim é que as pessoas possam agora desfrutar com prazer da sua macarronada no jantar!

Outra coisa que tem me deixado com a pulga atrás da orelha é a tal “dieta detox”, que tem gerado lucros astronômicos a lojas de suplementos, empresas que vendem refeições, editoras de revistas...

Em primeiro lugar, eu acho que existe uma questão ética nesse nome: ele passa a ideia de que precisamos necessariamente de um tipo de alimentação específica para “desintoxicar/detoxificar” nosso corpo depois de épocas de exagero alimentar (como as festas de fim de ano, por exemplo). Felizmente, isso não é verdadeiro! Tirando casos de insuficiência renal ou hepática, que são doenças sérias, o corpo não precisa de ajuda para eliminar toxinas. O fígado, os rins e o intestino dão conta do recado. O uso desse termo “detox” tem implicações tão sérias na mente das pessoas que recentemente um renomado pesquisador britânico publicou um artigo no periódico “The Biologist” criticando esse tipo de dieta (veja aqui).

“Dieta detox” é ruim? Bem, nada contra os alimentos e bebidas “queridinhos” das dietas detox: chá de hibisco e sua antocianina, limão e sua vitamina C, frutas vermelhas e seus flavonoides, maçã e sua quercetina, gengibre e seu gingerol... Já se sabe há muito tempo que aumentar a ingestão de alimentos vegetais e diminuir a ingestão de industrializados faz bem à saúde, isso não é dado novo! O problema é que muitas das “dietas detox” divulgadas e comercializadas por aí são muito restritivas, incentivam a prática de dieta líquida, proíbem muitos alimentos. Isso não é bom a médio e longo prazo. E eu acredito nas medidas que são duradouras, que podemos manter sem abrir mão de viver. Isso é mudança de estilo de vida.

Na minha opinião, esse é o problema dos modismos, inclusive alimentares: eles passam. E, no caso da comida, você fica à deriva, sem saber a cada dia o que “pode” ou “não pode” comer, transformando o momento das refeições numa verdadeira tortura. Quando foi que comer de forma intuitiva, normal, sem noias, saiu de moda mesmo?

3 comentários:

  1. Cara Carol,

    Quanto à questão do carboidrato, eu nunca tive paciência para discutir com as pessoas que evitam carboidrato. Na boa, na minha opinião, arroz, feijão, massa, pão... nada disso faz mal, carboidrato é vida! Nunca procurei estudos científicos comprovando isso, me baseio apenas em minha vivência e nos ensinamentos que recebi da vovó. E, Carol, quando é que você vai aprender de uma vez por todas que a mídia manda na sociedade?

    Dieta detox eu nunca tinha ouvido falar. Mas concordo com você: essas dietas da moda são, justamente, DA MODA e passam com o tempo. Desde que comecei a conversar com você sobre alimentação, eu aprendi que é possível comer tudo que eu gosto sem nenhuma neura, apenas usando o bom e velho BOM SENSO, e que, no fim, tudo vai dar certo. E, felizmente, sempre tem funcionado maravilhosamente bem :D

    Beijo grande e parabéns pelo blog cada dia melhor!

    ResponderExcluir
  2. Carol, nem vou me alongar, só vou dizer que assino embaixo de cada palavra que você escreveu! Parabéns por ter esse dom de verbalizar, tão lindamente, o que está dentro da cabeça de vários colegas, inclusive da minha! beijo

    ResponderExcluir