quarta-feira, 15 de maio de 2013

Novo avanço no tratamento do diabetes



Um novo hormônio isolado por pesquisadores de Harvard pode ser a nova promessa para o tratamento do diabetes tipo 2 (e também tipo 1). Seu nome é betatrophin (talvez seja traduzido para o português como "betatrofina") e sua descoberta foi divulgada na revista científica Cell deste mês.

Seu mecanismo de ação, como o próprio nome evoca, consiste no aumento da proliferação de células beta, células do pâncreas responsáveis por produzir e secretar insulina. Esse efeito por enquanto só foi visualizado em ratos. Segundo os autores da pesquisa, se os resultados forem semelhantes em humanos (ensaios clínicos prometidos para daqui 5 anos) e se um medicamento for produzido a partir desta substância, isso poderia significar que pacientes com diabetes precisariam somente de uma injeção por mês de "betatrofina", ao contrário das múltiplas injeções diárias de insulina.

Um comentário:

  1. Hmmm... Muito interessante isso!

    O ponto é que, para pacientes com DM1, precisaríamos contar com a sorte para que ainda existissem células beta nas ilhotas do sujeito... Agora, para pacientes com DM2, é mais promissor, uma vez que "aumentaria" a quantidade de insulina produzida.

    De qualquer forma, é uma terapia que tem futuro, seja para tratamento utilizando apenas a betatrofina quanto utilizando o hormônio como terapia coadjuvante... Vejamos o que o futuro reserva ;)

    ResponderExcluir