segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"Se eu fosse ouvir todas as minhas vontades..."


Semana passada, eu escrevi sobre ouvirmos mais o nosso corpo e as nossas vontades. O que para mim faz todo o sentido: nosso corpo é tão inteligente que ele nos diz exatamente quando devemos comer (por meio dos sinais de fome) e o que queremos comer (por meio do nosso apetite e das nossas vontades). Entretanto, recebi alguns comentários ao texto dizendo mais ou menos o seguinte: “se eu fosse ouvir todas as minhas vontades... o que seria de mim?!”

Daí eu percebi que não me expressei muito bem. O que eu de verdade quero dizer é: nosso corpo é muito inteligente e nos diz quando devemos comer e o que queremos comer, contanto que:

1. Eu cuide bem do meu corpo e me permita conectar-se com ele. Isso envolve:
- não fazer dietas/restrições sem sentido
- comer quando sentir fome e parar quando estiver satisfeito, aceitando que comer um pouco a mais de vez em quando porque a comida está muito gostosa é perfeitamente aceitável
- experimentar alimentos sempre que possível para expandir os gostos alimentares
- dormir bem (a produção dos hormônios de fome e saciedade sofrem interferência do nosso padrão de sono!)
- manejar o estresse (o cortisol, hormônio do estresse, aumenta nossa fome)
- acordar cedo para fazer um exercício físico prazeroso, se esse é o único horário disponível, mas aceitar dormir de vem em quando até mais tarde porque se está muito cansado
- respeitar o corpo e suas limitações, enxergando que talvez ele não seja aquilo que se deseja, mas que ainda assim possui muitas qualidades e potenciais

2. Eu assuma uma postura neutra diante dos alimentos. Essa parte hoje em dia é mais difícil. As pessoas acham que se comerem tudo o que têm vontade vão perder o controle, escolher sempre os alimentos “proibidos”. Mas isso só vai acontecer se de fato existirem alimentos “proibidos”! Se você assumir que é ok comer chocolate, sem sentir culpa, acredite: você não vai sentir vontade de comer chocolate sem parar, todos os dias, a todo momento. Mas para isso você de fato precisa neutralizar o chocolate em sua vida.

Que tal agora trabalharmos todos esses aspectos?

3 comentários:

  1. nossa, super me identifiqueiiiiiiiiiiiiii :)))))))
    adorei, adorei mesmo......
    nossa, me sinto outra pessoa depois de ler isso
    :)

    ResponderExcluir
  2. Sou super adepta! Pelo menos para tentar :) E estou tentando!
    Carol, me faz muito sentido essa ideia de acabar com os "alimentos proibidos". É tentador descumprir regras não é? Eu peco muito por esse excesso! Adoro teu blog! :)

    ResponderExcluir
  3. ESTOU TENTANDO FAZER DISSO UM MANTRA, COLOQUEI AO LADO DA MINHA CAMA NÃO É FÁCIL + SEI QUE VOU CONSEGUIR. A IDEIA DE DIETAS RADICAIS VENDIDAS PELO MERCADO NÃO PODEMOS NEGAR QUE MUITAS XXXX E TENTADORA, APESAR DE SABERMOS QUE NÃO DA EM NADA.

    ResponderExcluir