sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A verdade sobre permissão alimentar


Já escrevi alguns posts que falavam sobre permissão alimentar (aqui e aqui), mas decidi dedicar um post inteiro a este tema pois acho que ele é de extrema importância para quem quer adotar uma alimentação saudável e ser feliz.

Basicamente, permissão alimentar é poder comer o que quer que seja que você goste e tenha vontade no momento em que você tem vontade. Simples assim.

Permissão alimentar não é comer um pedaço de bolo só em aniversários e no final de semana porque você considera tais ocasiões como “politicamente corretas”.

Permissão alimentar é poder comer dois pedaços daquele bolo delicioso de vez em quando só porque está muito bom. E assumir que às vezes é melhor deixar o segundo pedaço pro dia seguinte porque já se está satisfeito. E você sabe que de fato poderá comê-lo amanhã.

Permissão alimentar não é sinônimo de “autoindulgência” ou de “ligar o fod*-se”, como alguns gostam de colocar. Mesmo que nesses momentos você de fato coma o que estava com vontade, e coma até mesmo em excesso. Porque provavelmente você vai comer desejando não ter comido. E vai se massacrar por isso.

Quando há permissão alimentar não existe espaço para culpa, arrependimento e “auto-bullying”. Portanto, se você vai comer dizendo que vai “fazer uma gordice”, você não está se permitindo de fato. Você está moralizando a comida e assumindo que só quem é gordo pode comer determinados alimentos (sugiro a leitura do texto da Nina Lemos na edição deste mês da revista TPM).

Permissão alimentar previne exageros alimentares (por mais que isso pareça paradoxal).

Permissão alimentar requer coragem, autoconhecimento e trabalho ativo.

Permissão alimentar faz parte do seu autocuidado.

Permissão alimentar, a meu ver, é um conceito básico de qualquer programa de reeducação alimentar eficaz e duradouro.

E vocês, o que pensam?

Bom final de semana a todos!

5 comentários:

  1. Concordo 100%. A reeducação alimentar tem que ser um processo divertido e desafiador. A ideia é mudar de hábitos, melhorar e manter para sempre aquilo que aprendemos.

    ResponderExcluir
  2. É a segunda nutricionista que vejo falar dos alimentos dessa forma. A primeira é minha nutricionista, ela nunca fala em dieta e nem prescreve o que devo comer ou não, e sim a quantidade de alimentos e suas combinações pra não deixar nenhum alimento de fora. Eu concordo em tudo. Estou aprendendo a me reeducar, pois ficar sendo controlado de que esse ou outro alimento não pode comer é abrir brecha para um ataque compulsivo de comer sem parar. E não quero isso... bj e ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post, parabéns concordo com tudo! =)

    ResponderExcluir
  4. desde que parei de me privar das coisas e voltei a comer tudo o que gosto, com responsabilidade e consciência, cheguei até a perder um pouco de medidas e peso... saber que posso comer de tudo quando tenho vontade me faz mesmo não exagerar a dose!

    adorei o seu blog!

    ResponderExcluir