quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dieta "louca": fazer jejum todo dia; dieta "aceitável": fazer jejum dia sim dia não!

Incrível como a "ciência" não para de me surpreender...! A gente já sabe que existem dietas loucas nas revistas e em alguns livros duvidosos, agora, numa publicação científica...!
Pesquisadores americanos fizeram o seguinte: colocaram 20 obesos (ainda bem que eram poucos!) para fazer durante 8 semanas o que se chama de "alternate day fasting", isto é, "dia alternado de jejum". Ou seja, num dia a pessoa come somente 25% das calorias diárias (até para as nutricionistas mais radicais e pró-dieta isso soa assustador!) e no outro pode se matar de comer... Ah, mas claro! Não bastava só isso! Através de orientação nutricional semanal, foi sugerido aos indivíduos que, nesse dia do "vale-tudo", consumissem ALIMENTOS SAUDÁVEIS!! Rá! Acho que o momento é propício para algumas considerações:
1. Apesar dos resultados favoráveis obtidos pelo estudo (perda de peso, diminuição de gordura corporal e afins), há de se considerar que a amostra - isto é, o número de indivíduos que participaram do estudo - foi muito pequena, o que inviabiliza generalizar os resultados... Portanto, não sigam esse exemplo!!!
2. Ok, durante 12 semanas eles perderam peso... E quem garante que eles mantiveram esse peso depois?! Será mesmo que eles vão continuar para o resto da vida fazendo jejum dia sim dia não?! "Poxa, o dia de jejum caiu bem no Natal... Ok, deixa para lá, vou pular o jejum de hoje e compenso com jejum duplo amanhã e depois!"
3. Não consigo entender qual a ética num estudo que incentiva a compulsão e a adoção de um estilo de vida completamente inadequado e danoso à saúde física e mental...
Desculpem o tom irônico do post, é que tem tanta coisa absurda nisso tudo que eu não consegui deixar passar... Aguardo os comentários de vocês!

Um comentário:

  1. Oi Ana Carolina! Parabéns por sua iniciativa em alertar-nos sobre estas dietas malucas que podem nos adoecer e até mesmo nos matar.
    Vi seu blog no jornal Destak Rio.
    Quando quiser d~e uma olhada no meu: patjlim.blogspot.com
    Eu falo sobre economia e dinheiro.
    Até breve!!!

    ResponderExcluir