segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pais perdem a guarda de filhos obesos mórbidos

Uma reportagem publicada no site da Time (http://www.time.com/time/health/article/0,8599,1930772,00.html) desperta a polêmica: será que os pais de crianças com obesidade mórbida deveriam perder a guarda dos filhos?
Alguns profissionais, que acreditam que a obesidade é culpa de pais desnaturados que dão muita comida às crianças, votam no "sim"; porém, alguns profissionais mais sensatos que entendem que a questão da obesidade vai muito além do ambiente familiar, votam no "não". Afinal, existem muitos fatores a serem considerados: será que a criança não tem um problema metabólico? Será que ela não está tendo compulsão escondida? Será que as propagandas de televisão não estão incentivando o consumo excessivo de alimentos 24 horas por dia? Uma das mães que perdeu seu filho, por exemplo, desconfiava que ele tivesse algum problema endócrino, mas não tinha recursos para levá-lo em consultas médicas, o sistema público de saúde não quis atendê-lo...
Só me restam duas questões:
1. se o problema for mesmo excesso de comida, será que tirar a criança da mãe não vai gerar um estresse emocional maior, levando-a a comer mais?
2. será que as próximas crianças a serem tiradas de suas mães serão as adolescentes quase baixo-peso que querem ser iguais às modelos das revistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário