sexta-feira, 2 de julho de 2010

Novo seriado: "Huge"

Quem é gordo sabe: fazer dieta não funciona. E o novo seriado da ABC, "Huge", o qual tive o prazer de assitir agora mesmo, mostra exatamente isso.
A história é sobre pais que têm a infeliz idéia de enviar seus filhos gordos (e lindos, por sinal) para um acampamento destinado à perda de peso. Regados a espinafre e uma treinadora física completamente neurótica, os adolescentes vivem o drama de sofrerem discriminação até mesmo entre eles próprios. Aos poucos, os efeitos da dieta imposta aos acampantes começam a surgir: pensamentos obsessivos por comida, contrabando de alimentos "proibidos" e uma garota que começa a vomitar por ter comido doces.
O ponto central da trama, entretanto, é o fato da protagonista (a mesma do filme Hairspray, inclusive) se recusar a aceitar o que a sociedade já internalizou: "ser gordo é ruim". Por quê? Porque é "feio"? Bom, ela não acha. Porque é uma "doença"? Bom, eu não concordo muito com essa visão, sabe-se que existem pessoas gordas que são saudáveis: se exercitam, comem bem, têm exames (colesterol, triglicérides, glicemia) normais... Eu sei que existem estudos que mostram que a obesidade é um fator de risco para algumas doenças, mas até aí, fazer dieta é um fato de risco para transtorno alimentar, e que eu saiba ninguém diz que isso é doença... Bom, talvez eu diga.

3 comentários:

  1. Ahhh, como sempre, escrevendo maravilhosamente bem! Adorei o post cá, apesar de já tê-la ouvido falar dele antes de o ter lido aqui. Gosto de suas idéias, espero que consiga sempre prosperar com elas!
    te amo sis
    bjooss

    ResponderExcluir
  2. Ana, incluí um link para o seu post no Entrelinks. Está agora na página principal. Parabéns!

    ResponderExcluir