segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Conflito de interesses

Um exemplo claro de como a indústria do emagrecimento visa aprovar medidas milionárias em nome da "saúde" e do enriquecimento próprio, diga-se de passagem. A empresa Allergan, fabricante de bandas gástricas usadas em cirurgias bariátricas, quer tentar reduzir o limite de IMC proposto para a realização deste tipo de cirurgia, baseada em um único estudo conduzido por ela própria. Atualmente, para a pessoa ter indicação para a cirurgia de obesidade, deve ter um IMC igual ou acima de 40kg/m² (obesidade grau III, o que era chamado antigamente de "obesidade mórbida) ou IMC entre 35 e 40kg/m², associado a complicações clínicas (diabetes, hipertensão, etc). A empresa quer reduzir os limites para 35kg/m² e a partir de 30kg/m² com complicações, respectivamente.
Será que não existem conflitos de interesse em jogo?! Será que a empresa está divulgando que 70% dos pacientes do seu estudo apresentaram efeitos colaterais como vômito e dor, após a colocação da banda?! E que 0,1% dos pacientes que colocam o anel morrem em até 30 dias após a cirurgia?! É viável aprovar uma medida tão drástica com base em apenas um estudo, e ainda por cima realizado por uma empresa que vai ganhar milhões caso isso ocorra?!

2 comentários:

  1. Que sério isso Ana! Não sabia dessa proposta da empresa. Acho um absurdo não divulgarem o que realmente acontece nopós cirúrgico. Eu mesma sei de tantos casos que complicaram , mas que não divulgam.Casos tristes, que não tem como remediar. Adorei o conteúdo de seu blog, parabéns. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este blog, muitas informações super importantes! Estou linkando no: http://diadeamarseucorpo.blogspot.com

    ResponderExcluir