segunda-feira, 2 de maio de 2011

Estudo com lipoaspiração verifica que a gordura perdida é recuperada

Um estudo muito interessante foi publicado na edição de abril da revista científica "Obesity". Trinta e duas mulheres com peso normal (IMC médio de
24 kg/m²), mas que apresentavam acúmulo de gordura nas coxas ou no quadril, foram dividas em dois grupos: o primeiro passou por um pequeno procedimento de lipoaspiração (foi retirado aproximadamente meio quilo de gordura) e o segundo não passou pelo procedimento. As mulheres se comprometeram a não fazer alterações de estilo de vida durante o estudo, para não comprometer os resultados. Após um ano, as mulheres que sofreram a cirurgia plástica haviam reganhado TODA a gordura perdida, mas esta se acumulou na parte de cima do tronco (abdômen e braços), e não nas coxas e no quadril. Isso demonstra que nosso corpo controla de forma rigorosa a quantidade de gordura no nosso corpo, e quando a perdemos bruscamente (em cirurgias e dietas, por exemplo), nosso corpo trata de recuperá-la de alguma forma.

5 comentários:

  1. Então se a gordura foi recuperada na região de abdomen e braços, acabou sendo pior que antes da lipo?

    É... por causa da forma como a nossa seleção natural foi feita, perder gordura bruscamente é entendido pelo corpo como um sinal de grande perigo apesar de hoje não ser mais.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Luciana, aparentemente foi pior... Ainda assim, grande parte das voluntárias que se submeteram ao processo ficaram satisfeitas com o resultado estético, provavelmente porque se sentiam mais incomodadas com a gordura nos quadris...

    ResponderExcluir
  3. Apesar disso (e de diversos outros motivos) parece cada vez mais improvável que o número de intervenções deste tipo pare de crescer.
    Infelizmente as pessoas buscam pelo mais "fácil" e rápido...
    O que aconteceu com a boa alimentação e exercício físico?

    ResponderExcluir
  4. Supeeer bem lembrado os comentários!!!

    ResponderExcluir