quarta-feira, 18 de maio de 2011

Médicos se recusam a tratar pacientes obesas

OK, havia dito a mim mesma que não escreveria mais no blog esta semana porque tenho uma série de coisas a fazer e ultimamente ando procrastinando demais. Entretanto, uma colega me mandou um link que me chamou muito a atenção. Na verdade, foi mais que isso. Me deixou irritada. O fato é que quinze consultórios ginecológicos na Flórida determinaram que não vão mais atender pacientes obesas, por conta do receio de sofrerem processos. Afinal, existem maiores riscos em procedimentos cirúrgicos e na gravidez para essa população.
Agora eu me pergunto: por que raios esses "doutores" resolveram se tornar médicos? Será que essa negação ao tratamento é ética? E o tal juramento de Hipócrates, onde fica nessa história? Negar cuidado justamente aos obesos, que já demoram muito mais para procurar cuidados de saúde por conta do estigma que sofrem pela sociedade e pelos profissionais de saúde?! Depois dizem que "obeso é doente"... Claro que é! Olha a forma com que nós, profissionais responsáveis por cuidar e tratar, estamos encarando esses pacientes!
Tem muita coisa que precisa ser repensada na saúde.

Um comentário:

  1. Carol, concordo plenamente com a sua opinião, se não forem os médicos que estudaram para isso, quem vai cuidar dessas pessoas????? O falta de ética profissional está demais.
    Segui meu blog lá, o meu é mais dicas pro dia-a-dia, as pessoas vão me pertuntando e eu vou postando.
    Saudades
    beijos Babi Magalhaes

    ResponderExcluir