segunda-feira, 18 de julho de 2011

Hipnose no tratamento de transtornos alimentares

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria, "a hipnose é um estado alterado de consciência, ou é um estado de consciência no qual o conhecimento que você adquiriu durante toda sua vida e que você usa automaticamente torna-se, de repente, disponível." Durante um estado hipnótico, há um estreitamento de consciência e um aumento de sugestionabilidade. Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, nem todos são capazes de serem hipnotizados, e quando a hipnose de fato ocorre, o paciente detém o controle durante todo o tempo. Não se pode obrigar o hipnotizado a fazer o que não quer ou algo que fira seus princípios morais.
Estudos recentes (e alguns nem tanto!) avaliaram o uso de algumas abordagens hipnóticas em pacientes com transtornos alimentares, especialmente em pacientes com anorexia nervosa (AN). O artigo "Hypnotic alteration of body image in the eating disordered", por exemplo, apresentou vários relatos de caso em que técnicas distintas de hipnose foram empregadas com sucesso em pacientes com AN, a fim de melhorar sua imagem corporal. A imagem corporal engloba a percepção que temos do nosso corpo, o que sentimos e a forma como reagimos a esta percepção. Outros estudos utilizaram a sugestão hipnótica para aumentar a percepção dos sinais de fome e saciedade das pacientes, para aumentar o auto-controle diante de situações de compulsão e purgação e para aumentar o prazer durante a alimentação.
É claro que o tratamento dos transtornos alimentares deve ser multiprofissional, contando pelo menos com psiquiatra, nutricionista e psicólogo. Entretanto, é importante sabermos que outras abordagens alternativas (arteterapia, hipnose) têm apresentado resultados positivos e podem ser utilizadas como recursos adicionais ao tratamento convencional.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog !Os textos estão super bem escolhidos e você resumiu bem muitas questões.Se puder passa lá em casa, http:sindromemm.blogspot.com

    ResponderExcluir