domingo, 9 de outubro de 2011

Pacientes que sofreram derrame precisam mesmo emagrecer?

Nas diretrizes da American Stroke Association (Associação Americana de Derrame), existe uma recomendação que diz que pacientes com sobrepeso ou obesidade que sofreram um derrame devem perder peso e alcançar um IMC entre 18,50kg/m² e 25,00kg/m²(o que caracterizaria um "peso normal"). Esta recomendação apresenta grau de evidência C, o que significa que não foi baseada em estudos científicos, mas sim na opinião de experts. Mas será que isto procede?
Um estudo de coorte de 2003 que acompanhou 2955 pacientes pós-derrame por seis meses verificou que aqueles que estavam abaixo do peso (IMC < 20,00kg/m²) tiveram mais complicações e uma pior taxa de sobrevivência do que aqueles com peso normal, sobrepeso e obesidade. Em um outro estudo de 2008 com 21884 pacientes, acompanhados por cinco anos, os resultados foram bastante semelhantes. Querem mais? Um estudo agora de 2011 publicado no periódico “Stroke: Journal of the American Heart Association” revisa vários outros trabalhos que concluem a mesma coisa: não se deve recomendar a pacientes que sofreram derrame que percam peso, por mais paradoxal que isto possa soar. De novo, para não restar dúvida: pacientes que sofreram derrame não devem ser orientados a perderem peso!!!
O mesmo vale para pacientes com insuficiência cardíaca, conforme eu escrevi num post em abril (http://ocorpoemeu.blogspot.com/2011/05/um-estudo-recente-com-344-pacientes-com.html), e para pacientes com doença renal crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica e artrite reumatóide (as referências destes trabalhos específicos estão no estudo de 2011 previamente citado, aliás quem quiser eu o envio por email!)

Um comentário: