terça-feira, 8 de novembro de 2011

Idosos japoneses com sobrepeso vivem mais


Um estudo recente publicado na revista científica "Obesity" confirmou o que eu já havia escrito aqui: o risco de mortalidade por todas as causas ("all-cause mortality") em idosos parece diminuir conforme aumenta o IMC.
Neste estudo especificamente, 26.747 idosos japoneses entre 65 e 79 anos de idade foram acompanhados por um período de 11 anos, e os achados foram os seguintes:

1. entre os homens, estar com sobrepeso (IMC entre 25,00kg/m² e 29,99kg/m²) ou obesidade (IMC > 30,00kg/m²) não aumentou o risco de mortalidade por todas as causas;
2. entre as mulheres, estar com sobrepeso não aumentou o risco de mortalidade por todas as causas;
3. idosos com IMC entre 16,00kg/m² e 19,90kg/m² (valor este considerado "normal") apresentaram risco de morte elevado em comparação com idosos cujo IMC variava entre 20,00 e 29,90kg/m².

Ou seja: os mais protegidos eram os velhinhos com peso considerado "normal" e também aqueles com sobrepeso! Sendo que, entre os homens, os obesos não apresentaram maior risco de morte.
Interessante, não? Quem quiser ler o estudo, é o primeiro da lista "artigos interessantes", no canto direito do blog!

4 comentários:

  1. Oi Ana,
    Poderia so me esclarecer uma coisa?
    Nao estou entendendo essa colocacao: "IMC entre 16,00kg/m² e 19,90kg/m² (valor considerado "normal")". IMC normal nao seria de 18,5 a 24,9?
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi. Estou retribuindo a visita no meu blog rs

    Existe maneira de engordar de forma saudável sendo 'magro de ruim' igual eu? hehe (minha genética é terrível! Como de tudo mas não engordo nada ahhhh)

    ResponderExcluir
  3. Olá Fran!! Então, o valor que eu quis dizer que é considerado normal é o 19,90... Entendeu?
    Beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ah, ok! Obrigada por esclarecer!!
    Beijinho!

    ResponderExcluir