quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Uso de metformina reduz risco de câncer em pacientes diabéticos

Lendo hoje a última edição da revista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), entidade da qual faço parte, vi um texto entitulado “Metformina: nova arma terapêutica para o câncer?”. Isso me fez adiantar a publicação deste post, que ia deixar mais para frente. Mas vamos lá!

Uma recente compilação de estudos, divulgada no site “Drug Discovery and Development” (http://www.dddmag.com/Diabetes-Drug-May-Reduce-Cancer-Risk1-19-12.aspx), indicou que o uso de metformina em pacientes diabéticos reduziu o risco de câncer. Esta droga, comumente usada por pacientes com diabetes tipo 2, parece reduzir o processo de mutação celular e o acúmulo de danos ao DNA, fatores que estão diretamente envolvidos na carcinogênese.

São necessários mais estudos para indicar o uso da droga com a finalidade de prevenção do câncer, ainda mais em pacientes não diabéticos. Entretanto, os resultados das últimas pesquisas são promissores.

Um comentário:

  1. Muitos médicos usam a metformina para auxiliar no processo de emagrecimento de grandes obesos também, com ou sem diabetes. Se isso for comprovado, será um grande aliado ao tratamento da obesidade e diabetes. Mas claro, como nutricionistas sabemos que a alimentação saudável é fundamental.

    ResponderExcluir