segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ritalina não melhora cognição em pessoas saudáveis


Já fez um tempo que venho me assustando com o uso crescente e indiscriminado do metilfenidato (nome comercial: ritalina) por pessoas saudáveis que buscam uma melhora na concentração/cognição, incluindo estudantes e profissionais de saúde. Felizmente, um estudo recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgado no jornal Estado de São Paulo encontrou que a substância não traz benefícios a pessoas saudáveis.

Jovens saudáveis entre 18 e 30 anos foram divididos em quatro grupos: um tomou placebo e os outros três tomaram diferentes doses da droga (10, 20 ou 40mg). Os participantes foram então submetidos a diferentes testes que avaliaram grau de atenção, memória e funções executivas (funções como raciocínio, lógica, tomada de decisões). Resultado: o desempenho dos grupos foi semelhante, desbancando a hipótese então de que a ritalina poderia ajudar a "turbinar o cérebro".

Importante ressaltar que o metilfenidato pertence à classe das anfetaminas, assim como os inibidores de apetite recentemente proibidos pela Anvisa (anfepramona, femproporex, mazindol), e seu uso é indicado em casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A substância possui diversos efeitos colaterais (aumento do risco de convulsão, suor, calafrios, prejuízo de julgamento, irritabilidade) e pode provocar dependência, portanto seu uso deve ser muito bem avaliado por um médico.

Quer estudar e trabalhar melhor? Organize-se para ter uma boa noite de sono; alimente-se e hidrate-se bem; faça atividade física e garanta um tempo de lazer. Ainda mais agora com as festas de fim de ano chegando!

3 comentários:

  1. Obrigado Ana Carolina!

    Tenho praticado algumas de suas sugestões e os resultados são positivos. Vale uma reflexão!

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Carolina! Encontrei seu blog por mero acaso e foi mesmo pelo nome. Adorei as matérias abordadas e em especial as relacionadas com a necessidade de se começar a não agredir tanto quem tem de enfrentar a questão da obesidade, quer seja criança ou adulto. Mas encontrei outras matérias muito interessantes. Faço votos para que já se encontre bem melhor da intervenção cirurgica que fez. Que Deus a continue iluminando e desse modo permitindo que traga sempre algum conforto directo ou indirecto com as suas palavras. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, muito obrigada pelo seu comentário e fico feliz que tenha gostado do blog! Continue acompanhando! Se quiser pode procurar a página do blog (mesmo nome) no Facebook e curtir para acompanhar as novidades! Grande beijo!

      Excluir