domingo, 28 de julho de 2013

Deixem Kate em paz!

Esta semana fiquei indignada com um comentário que li no Facebook, que dizia mais ou menos assim:

"Nossa, já faz quatro dias que a princesa (Kate Middleton) teve o nenê e ela ainda está gordinha??" (em referência à foto abaixo)


Indignação número 1: a mulher tem uma gestação de nove meses, repleta de modificações hormonais e estruturais para gerar um bebê, e espera-se que em quatro dias seu corpo já tenha voltado ao normal? De verdade?

Indignação número 2: gordinha??? Onde???

Mas já era de se esperar comentários desse tipo. A indústria da dieta é tão perspicaz que é capaz de convencer mulheres que o principal benefício da amamentação é gastar calorias, e não estabelecer um vínculo forte e saudável com seu filho; é capaz de fazer as novas mamães acreditarem na promessa de que não importa o quão modificada e confusa vai se tornar a vida delas a partir de agora; não importa o quão sobrecarregadas e desconectadas do seu próprio corpo elas se sentirão: tudo será resolvido se pelo menos elas puderem "consertar" seus corpos.

Precisamos ter em mente que nosso corpo é um reflexo das nossas vivências, e que saber respeitá-lo é saber entender e aceitar nossa história de vida.

Precisamos refletir se nossos pensamentos a respeito de corpo e peso estão ocupando boa parte do nosso tempo e se estão mobilizando boa parte de nossos esforços. Afinal, existem coisas maiores e mais importantes.

3 comentários:

  1. olá... fiquei super revoltada quando a mpídia fez um estardalhaço sobre isso, só quem é mulher sabe..... tadinha dessa princesa
    beijos, to seguindo vc, adorei as matérias

    ResponderExcluir
  2. O mais importante é a saúde e não esse cuidado excessivo com estética. Concordo com vc.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Carolina!
    Primeiramente quero parabenizá-la pelo blog. Ontem terminei de ler inteirinho rs Estou adorando!

    Em relação ao post... ridículo esse comentário.
    Alguém me disse certa vez: "Sua barriga não cresceu do nada, demorou 9 meses pra ficar daquele tamanho; também não vai sumir do nada."
    O pediatra do meu filho falou ainda na maternidade: "Nada de dieta, hein? Tem que se alimentar bem por você e por ele. Isso afeta na produção de leite."

    Não entendo essa cobrança em cima de nós. Uma amiga me disse que não quer ser mãe, pois não quer 'estragar' seu corpo, e eu aqui toda orgulhosa da minha estria na barriga, pois ela é uma prova de que eu realizei meu maior sonho.

    A Kate tá linda! Adorei essa foto, retrata apenas a realidade e não há nada demais nisso.

    Beijos!

    ResponderExcluir