sábado, 18 de janeiro de 2014

Engorda ou emagrece?


Se numa roda de amigos você jogar no ar a seguinte pergunta: “Fast food engorda?”, a principal resposta que irá ouvir é um sonoro SIM. Mas o que dizer, então, da experiência do professor americano John Cisna? Por três meses, ele se alimentou somente de refeições fornecidas pela cadeia de fast food Mc Donald’s. Teve o cuidado, porém, de não ultrapassar o limite diário de 2000kcal (o que seria o consumo médio indicado para adultos) e de se atentar aos valores de carboidratos, gorduras, proteínas e colesterol recomendados ao dia. Além disso, ele passou a caminhar 45 minutos diariamente, sendo que antes era sedentário. Ao final do período, ele perdeu 16kg e seu colesterol foi de 249mg/dL para 170mg/dL, valor considerado adequado (veja matéria completa aqui).

Não estou aqui fazendo apologia ao fast food ou a qualquer outro alimento, nem tampouco estou afirmando que comer Mc Donald’s por um mês seria uma escolha que eu indicaria: afinal, a dieta é monótona e não conta com diferentes grupos alimentares e nutrientes. Entretanto, o ponto em que quero chegar – e que defendo abertamente – é o seguinte: nenhum alimento ou comida, isoladamente, tem o “poder” de nos engordar ou emagrecer. Tais processos são complexos e dependem da interação de diversos fatores: alimentares, hormonais, genéticos, ambientais... Alimentos simplesmente não engordam ou emagrecem pois tudo depende do contexto em que são consumidos, da frequência, da quantidade e, acima de tudo, de como a pessoa se relaciona com a comida.

Por isso, fico profundamente incomodada com manchetes e apelos de mídia como “chá verde emagrece”, “açúcar é um vilão”, “chia para afinar a cintura”. Tais constatações são reducionistas e simplificam ao extremo o papel dos alimentos na nossa saúde e na nossa vida.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo! também penso da mesma forma e me irrita ver profissionais atuando assim com seus pacientes. Contesto demais esses rótulos e tento ao máximo explicar ao paciente a importância de se comer "comida" na maior parte de seu dia, além de comer consciente.
    Abraços!

    ResponderExcluir