segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quando o corpo ideal ameaça o esporte


Acredito que muitos se lembram desta ex-nadadora inglesa, Rebecca Adlington, que ganhou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2008 e duas de bronze nas Olimpíadas de 2012. A primeira nadadora do país a ganhar duas medalhas de ouro desde 1908...

Não se lembram?

Talvez agora sim: ela é aquela nadadora que a mídia chamou de “gorda” ano retrasado.

Assim como Rebecca, são muitas as atletas que sofrem com a insegurança corporal. Uma empresa de pesquisa, que entrevistou 110 atletas de elite da Grã-Bretanha, divulgou resultados assustadores: 89% delas disseram que se sentem inseguras com seus corpos e com o fato de eles não corresponderem ao ideal atual de beleza; 67% acreditam que a mídia e o público valorizam mais sua aparência do que suas conquistas esportivas; e, finalmente, mas não menos alarmante, quase 80% das atletas se sentem pressionadas para mudarem seus corpos, o que segundo elas influencia seus regimes de treinamento e seus hábitos alimentares.

Ou seja: muitas atletas, apesar de suas conquistas esportivas, ainda assim estão sendo julgadas por sua aparência, tanto pela mídia quanto pelo público em geral, e também pelos patrocinadores. Isso obviamente está colocando suas performances em risco. É o caso da triatleta Hollie Avil, que se aposentou antes das últimas Olimpíadas devido a um transtorno alimentar. Ela disse que um dos gatilhos para o surgimento da doença foi na adolescência, quando seu treinador a chamou de gorda.

Não sejamos ingênuos: obviamente existem muitos esportes que são considerados de risco para o surgimento de transtornos alimentares, já que “exigem” um determinado tipo de corpo, mais magro, devido à estética da modalidade e aos resultados esperados. Agora, o fato de muitas atletas que já são de elite serem ainda mais cobradas em relação ao seu corpo, inclusive prejudicando sua performance... Isso é ultrajante.

Em 2012 escrevi um outro post sobre as Olimpíadas, veja aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário