domingo, 13 de julho de 2014

Sobre "gordices"


Nessa época de Copa do Mundo, não foram poucas as vezes em que ouvi pacientes, amigos e familiares comentando e postando fotos em redes sociais sobres as “gordices” consumidas. “Gordices” é um termo que refere-se, de modo geral, a tudo aquilo que as pessoas comem acreditando que não deveriam estar comendo. Outros termos similares são “gulodices”, “porcarias”, “besteiras”.

Eu particularmente não gosto e procuro não utilizar nenhum desses termos, pois todos implicam em um julgamento moral daquilo que comemos. Mas me incomoda de forma especial a palavra “gordice”.

“Gordice” perpetua o estigma da obesidade, já que passa a ideia errônea e inadequada de que só gordos comem determinados tipos de alimentos. Será mesmo que só gordos comem chocolate/brigadeiro/pão francês/coxinha? E se esses alimentos são “gordices”, alface, por exemplo, é o que? “Magrice”? E só magros comem alface??

Além disso, quando alguém diz que comeu uma “gordice”, ele está querendo dizer que cometeu uma “indulgência”, que comeu algo “proibido”; e quando algo é proibido, se torna mais desejável, se torna uma transgressão... E quem é que não gosta de uma transgressão?!

Ou seja: se você se refere a um alimento como “gordice”, pode ter certeza de que a chance de você ter mais vontade de comê-lo aumenta. Assim como a culpa que vem ao comer, e que impede que você de fato sinta prazer comendo.

Proponho um exercício: tente se monitorar e perceber quantas vezes você pensa e utiliza a palavra “gordice” em sua rotina. Tente deixá-la de lado, tente aceitar que o que você está comendo é apenas um chocolate (uma torta, uma batata frita, um pastel...).Esse é um dos passos para que você consiga de fato melhorar sua relação com a comida.

Boa semana a todos!

4 comentários:

  1. Sempre maravilhosos seus posts! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que sou uma dessas que adora falar "gordice" por aí... mas esse post abriu meus olhos e olha, já passei por tudo isso que você descreveu! hahaha

    Tá na hora de mudar esse tipo de comportamento pra poder me relacionar com a comida do jeito que ela é: só comida.

    Amei o blog!! Já linkei lá no meu pra voltar sempre ;D

    bjos bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Ginetta e Camila! Espero que continuem acompanhando o blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não só uso o termo "gordice", embora com prazer, como ainda adotei por um tempo o termo "gorda safada", porque de fato não sentia culpa por essas "gordices", hehe...

    Mas, de fato, policiarei o uso do termo, não parece mesmo apropriado =)

    ResponderExcluir