sexta-feira, 26 de março de 2010

Como apreciar um chocolate

Olá pessoal!
Aproveitando o clima de Páscoa, deixo aqui o passo a passo para realizar uma degustação completa de um chocolate (por Maitê Lang, chocolatière). Experimentem, vocês não vão se arrpender, e vão começar a comer chocolate de uma nova maneira, saboreando profundamente! E lembrem-se, se ganharem muitos ovos, dividam com a família/amigos para não exagerarem!!! (se bem que, degustando dessa forma, vocês vão perceber que um pedaço já basta para saciar a vontade!)

Primeiro prepare o paladar, bebendo só água antes e durante a degustação.

ASPECTO: retire o chocolate da embalagem e observe sua aparência. Repare se a cor está homogênea, a textura lisa e com brilho. Um chocolate rajado ou com veios mais claros está destemperado. A manteiga de cacau, muito sensível á mudança de temperatura, quando em locais quentes, se separa dos ingredientes. Esse chocolate não faz mal á saúde nem tem gosto ruim, mas perde a textura.

SNAP: Entre os chocolatiers, a maneira como o chocolate se parte é chamada snap. Um bom chocolate deve produzir um som seco e quebrar de forma limpa, sem esfarelar. Uma textura granulosa ou arenosa na quebra revela ingredientes ruins ou conservação inadequada.

AROMAS: Aproxime o chocolate do nariz e inale profundamente. Bons chocolates têm aromas naturais, vindos do cacau, do leite ou da baunilha.

ÊXTASE: Coloque o pedaço de chocolate na boca, deixe derreter e espalhe-o contra o céu da boca. Deixe que sabores e perfumes subam para a região olfativa. Encha as bochechas de ar e deixe-o sair pelo nariz numa lufada só. Seus sensores olfativos serão inundados com todos os aromas do chocolate. Acompanhe como os aromas e os sabores se desenvolvem durante a degustação, desde que o chocolate começa a derreter até o aftertaste – o gosto que deixa na boca.

É isso aí! Não se esqueçam de deixar comentários a respeito da experiência de vocês!

2 comentários:

  1. Oii Carol
    Adorei esse texto sobre como degustar um chocolate.
    E já vi que conseguiu botar o contador . Que bom!
    Parabéns pelo blog!

    Bjus
    Juju PL

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol,
    Comer chocolate é um pranzer imensurável, no belo texto você conseguiu torná-lo ainda mais inrresistível.
    PARABÉNS!!!!!

    Bjos,
    Carol.

    ResponderExcluir