sábado, 1 de novembro de 2014

“Gente gorda não tem noção mesmo”


São Paulo, uma manhã dessas. Calor de 29oC já às 9h da manhã. Sentada no metrô, vejo uma moça obesa entrando, bem bonita inclusive. A senhora ao meu lado comenta: “gorda desse jeito e ainda usando essa calça colada!”. Finjo que não era comigo e seguimos viagem.

A fala acima não é incomum. Aposto que você já ouviu algumas variações dela, e principalmente dirigida a mulheres:

“Nossa, gente gorda não tem noção mesmo!” (comentário proferido ao ver uma mulher gorda usando minissaia, por exemplo)

“As pessoas têm que entender que certas coisas simplesmente não caem bem em determinados tipo de corpo.”

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que as frases acima são extremamente preconceituosas e só reforçam o estigma da obesidade, tema já tratado anteriormente aqui nesse blog. Uma evidência clara do teor preconceituoso desses comentários é que muito provavelmente eles não seriam dirigidos a pessoas magras que estivessem usando uma calça colada, uma minissaia, uma blusa mais curta...

Em relação ao primeiro exemplo, sobre “falta de noção” dos obesos, a afirmativa pode muitas vezes ser verdadeira. Explico: diversos estudos, como este e este mostram que pessoas com sobrepeso ou obesidade têm a tendência de subestimar seu peso e tamanho corporais, ou seja, muitos não se percebem como gordos. Alguns estudiosos da área sugerem uma explicação para tal fato: o estigma da obesidade é tão forte e tão presente em nossa sociedade que não enxergar o corpo como gordo pode trazer um certo “alívio” no convívio diário com si mesmo e os outros. Seria uma espécie de “mecanismo de defesa” contra o sofrimento que vem do estigma.

Alguns diriam: “Ah, mas se a pessoa não se enxerga gorda, como ela vai adotar comportamentos que tragam benefícios à saúde?”

Em primeiro lugar, precisamos entender que o peso/tamanho do nosso corpo não é o único motivador para que pessoas adotem comportamentos saudáveis. E não podemos determinar o estado de saúde de alguém com base em seu peso, isso seria novamente o estigma da obesidade em ação. Afinal, existem muitos magros que comem de forma não saudável e gordos que, por sua vez, o fazem.

Em segundo lugar, será mesmo que ter uma noção mais clara do tamanho do corpo – o que no caso de obesos implica provavelmente em sentir-se mais “inadequado” – influencia positivamente na saúde? Este estudo encontrou que a diferença entre o peso atual e o desejado parece ser um preditor mais forte de saúde física e mental do que o IMC. Ou seja, muitas vezes, o sentir-se inadequado em nossos corpos influencia mais no surgimento de consequências negativas à saúde do que o peso em si. Já esta pesquisa mostrou que pais que identificavam seus filhos como tendo sobrepeso ou obesidade não estavam mais propensos do que pais que não identificavam corretamente seus filhos a adotar determinados comportamentos de saúde, como ofertar mais frutas e legumes, reduzir a oferta de refrigerantes, promover mais refeições em família... E mais: os pais que caracterizavam seus filhos como gordos estavam mais propensos a encorajar a prática de dietas, o que por sua vez já se sabe que promove ganho de peso a longo prazo.

Finalmente, em relação à segunda frase, sobre pessoas que “não entendem que certas coisas não lhes caem bem”... Acredito que quem tem que decidir se a roupa cai bem ou não é a própria pessoa que a veste. Será que precisamos julgar até mesmo a escolha da indumentária alheia? Que tal exercitar o não julgamento?


Boa semana!

4 comentários:

  1. Concordo, quem deve se sentir bem, é quem escolhe sua roupa, e não os outros!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  2. eu acho ke cada um é dono do proprio corpo e o veste como bem entender... Eu não tenho nada a ver se a pessoa colocar uma calça apertada, uma blusa transparente, uma mini saia ou mesmo se resolver andar nua... cada um tem que sentir-se bem com suas escolhas e não depender da aprovação alheia... bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Concordo também. O corpo é nosso, não do outro. Quem vai se sentir bem somos nós, não os outros. A gente precisa viver mais para nós mesmos. Por que essa necessidade de ter que agradar os outros, de ter a obrigação de estar nos padrões de beleza da mídia? Oh minha gente, precisamos ser mais felizes e cuidar mais das nossas vidas. E deixar que os outros e nós também fiquemos em paz com o que vestirmos e usarmos. Belo texto! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Muitas mulheres americanas me criticaram durante anos e anos por usar biquínis ''sem ter peito''. Diziam que eu não me enxergava por causa disto. Sempre fui discriminada por ter pouco peito e ouvi comentários negativos, mas nunca deixei de usar meu biquíni. Sou contra makeovers e este tipo de cultura na qual as pessoas são obrigadas a modificar a forma de se vestir de acordo com o que a sociedade quer. Acho que a obesidade é um problema de saúde sim e deve ser encarado como tal, mas daí a ridicularizar as pessoas por quererem se vestir de um determinado modo é muito diferente. Já fui chamada de gorda, peso 57 kgs, e me disseram que eu não posso usar mini saia. Mesmo assim eu continuo lutando para me vestir da forma que me sinto bem. Assim como quando grávida eu fui achincalhada por usar biquíni. Eu acho que existe uma grande diferenca entre estar grávida e estar gorda, acima do peso ou obesa. E em todos três casos, se a mulher quiser usar biquíni, tem este direito.

    ResponderExcluir